Código de Ética no
trabalho: 10 mandamentos essenciais
- Seja honesto, honrado e digno em qualquer situação
- Nunca faça algo que você não possa assumir perante sua equipe, seus superiores, seus subordinados ou o público
- Seja humilde, tolerante, flexível e disposto a ouvir críticas e sugestões.
- Críticas e repreensões devem ser feitos primeiro à pessoa a quem se referem, cara a cara. Se houver o dever de levá-los a mais alguém, que não seja pelas costas.
- A privacidade do colega, do cliente e de todos os demais é inviolável. Independentemente de questões de propriedade corporativa, exige autorização (de norma ou da pessoa envolvida) em qualquer circunstância.
- Em ações e discussões internas, assuma sempre seus valores e princípios e as consequências dos atos a que eles conduzirem, mesmo que isso signifique ficar contra a maioria – mas jamais procure obstruir o direito de expressão e voto no posicionamento alheio.
- Fique longe de fofocas e comentários maldosos, mesmo que pareçam fazer parte da cultura do grupo. Muitas vezes, o simples fato de dar ouvido a elas pode ser suficiente para identificá-lo com o rótulo de fofoqueiro.
- A relação hierárquica e de equipe não deve considerar amizades nem antipatias. O subordinado amigo deve ao seu chefe o mesmo tratamento que os demais, e o chefe amigo precisa cuidar para jamais privilegiar o subordinado que lhe é próximo. Da mesma forma, antipatias pessoais não têm espaço no ambiente profissional. Reserve-as para seu íntimo e procure oportunidades para superá-la. No trabalho, trate o colega com o respeito comum, mantenha distância se possível, e não comente com outros a antipatia que sente.
- Sempre dê crédito a quem merece, sem jamais aceitar elogios ou recompensas pelo mérito alheio
- Ao errar, reconheça, sem exageros. A atitude esperada é "não foi um erro intencional, vou providenciar para que não ocorra de novo e vou remediar o acontecido".
Comentários
Postar um comentário